Bebidas artesanais que fazem parte de tradições culturais

Aprenda sobre as origens e características das principais bebidas artesanais ao redor do mundo

Se você tem um bar ou restaurante e deseja figurar na lista dos melhores estabelecimentos da sua região, é importante oferecer produtos diferenciados e de qualidade, entre eles bebidas artesanais, como limoncello, cervejas, vinhos, destilados e outros.

Diferentemente dos outros tipos de bebidas, as artesanais têm uma forma de produção diferente, o que confere a elas sabor, textura e aromas únicos. Isso porque os produtores priorizam os produtos naturais e aplicam conhecimentos repassados ao longo de gerações.

Bebidas artesanais que fazem parte de tradições culturais
Bebidas artesanais que fazem parte de tradições culturais

Principais bebidas artesanais do mercado

O cenário de bebidas artesanais no Brasil é bastante favorável e está em constante crescimento. Esse crescimento é favorecido pela busca por produtos com ingredientes naturais e produção artesanal. Os consumidores buscam por qualidade e sabor.

Além disso, esse tipo de bebida evoca um vínculo com a ancestralidade e cultura da região onde é produzida. Isso desperta curiosidade, identificação e interesse pelo processo produtivo, impactando as experiências gastronômicas. Conheça as principais bebidas artesanais.

Cerveja

Cada vez mais presentes nos cardápios dos estabelecimentos, as cervejas artesanais contam com uma infinidade de aromas, estilos e sabores no cardápio. Dessa forma, ela vem conquistando cada vez mais os paladares dos clientes.

A cerveja artesanal começou a ser produzida no Brasil em 1830 pelos imigrantes. Ela ganhou força no final do século XIX, quando os altos impostos tornaram inviável a importação da bebida. Dessa forma, a produção aumentou para suprir as necessidades de consumo.

Além disso, a bebida é versátil e conta com uma variedade de estilos, hoje mais de 150. Entre eles, os principais são: pilsen, lager, IPA, tripel, porter, stout e weizenbier. Cada uma com um aroma, teor alcoólico, sabor e cor distintos.

Mezcal mexicano

Também conhecida como prima da tequila, essa bebida ancestral é destilada do agave, uma planta muito conhecida no centro do México. Ela é feita a partir do coração da planta, a pinã, que é assada debaixo da terra. Em seguida, é esmagada e fermentada com água em um barril para, em seguida, ser destilada e engarrafada. 

Devido ao uso de diferentes espécies de agaves, a bebida pode desenvolver diferentes tipos de sabores, mais do que a tequila. O agave é uma planta que demora a amadurecer; dessa forma, a produção do mezcal demora pelo menos 8 anos, o que confere à bebida uma complexidade sensorial única.

É a bebida perfeita para o momento em que vivemos, onde os consumidores estão mais exigentes e abertos a experienciar bebidas com notas mais complexas. A bebida conta com unidades superpremium à venda em bares disputados na Europa e nos EUA.

Saquê

Também conhecido como vinho de arroz, o saquê tem como principal ingrediente o arroz e tem um teor alcoólico semelhante ao vinho. Ele não tem gosto e seu processo produtivo é semelhante ao da cerveja. Seu teor alcoólico gira em torno de 13 a 16%.

Uma das teorias sobre o surgimento do saquê diz que ele era feito a partir do arroz mastigado ainda cru, cuspido e deixado para fermentar de um dia para o outro de forma natural. Outra história diz que era usado arroz mofado na produção.

Cachaça

Destilada da cana-de-açúcar, essa bebida brasileira possui teor alcoólico variando entre 38% e 48%. Ela é obtida a partir da destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar, podendo sofrer adição de até seis gramas de açúcar por litro.

O Instituto Brasileiro da Cachaça fixou o ano de 1516 como o marco para a produção da primeira cachaça no Brasil, onde hoje é o estado de Pernambuco. A bebida é classificada como o primeiro destilado nas Américas.

Com diversas variações de cor e sabor, a bebida é servida de diversas formas, como em pequenos copos, degustada lentamente, até em drinks e coquetéis. Que brasileiro não conhece a famosa caipirinha, feita com limão, gelo e cachaça?