Exemplos de Palavras Proparoxítonas: Lista e Explicação

Palavras proparoxítonas são aquelas que possuem a sílaba tônica na antepenúltima sílaba. Em português, todas as palavras proparoxítonas são acentuadas, como é o caso de “econômico”, “médico” e “físico”. Essas palavras são importantes para a compreensão e correta pronúncia da língua portuguesa.

Para quem está aprendendo português, entender as palavras proparoxítonas pode ser um desafio. No entanto, é essencial saber identificá-las corretamente, pois acentuar a palavra incorretamente pode mudar o seu significado. Além disso, muitas palavras proparoxítonas são comuns no vocabulário cotidiano e aparecem frequentemente em textos escritos e falados. Por isso, é importante estar familiarizado com essas palavras e saber como pronunciá-las corretamente.

Neste artigo, serão apresentados exemplos de palavras proparoxítonas e suas respectivas pronúncias corretas. A lista inclui palavras comuns e menos comuns, para que o leitor possa ampliar seu vocabulário e se sentir mais seguro ao falar e escrever em português.

Definição de Palavras Proparoxítonas

Palavras proparoxítonas são aquelas em que a sílaba tônica, ou seja, a sílaba que é pronunciada com maior intensidade, é a antepenúltima sílaba da palavra. Essas palavras sempre recebem acento gráfico na sílaba tônica, de acordo com as regras da acentuação da língua portuguesa.

As palavras proparoxítonas são importantes na escrita e na fala correta da língua portuguesa, pois a sua acentuação é obrigatória. Alguns exemplos de palavras proparoxítonas são: sílaba, matemática, célula, árvore, ginástica, fanático, entre outras.

Vale ressaltar que nem todas as palavras possuem acento gráfico na sílaba tônica, apenas as palavras proparoxítonas, paroxítonas terminadas em “l”, “n”, “r”, “x” e “ps”, e oxítonas terminadas em “a”, “e” e “o” com acento agudo ou circunflexo.

A acentuação correta das palavras é essencial para a compreensão do sentido das frases e para a comunicação eficiente na língua portuguesa.

Regras de Acentuação das Proparoxítonas

As palavras proparoxítonas são aquelas em que a antepenúltima sílaba é a sílaba tônica, ou seja, é a sílaba que é pronunciada com mais intensidade. Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas graficamente, ou seja, recebem um acento agudo, circunflexo ou til, de acordo com as regras de acentuação da língua portuguesa.

As regras de acentuação das proparoxítonas são as seguintes:


  • Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas. Exemplos: árvore, ginástica, fanático, música, lâmpada, médico, tático, etc.



  • As palavras oxítonas e paroxítonas são acentuadas somente se terminarem em vogal, “s” ou “n”. Exemplos: café, júri, hífen, fácil, régua, táxi, órfã, bíceps, etc.



  • As palavras proparoxítonas terminadas em “l”, “n” ou “r” seguidas ou não de “s” são acentuadas. Exemplos: cônjuge, fênix, pôster, câncer, ímpar, lânguido, etc.



  • As palavras proparoxítonas terminadas em ditongo crescente (“ei”, “oi” e “ui”) são acentuadas. Exemplos: heróico, jiboia, apoiaram, etc.



  • As palavras proparoxítonas que possuem a sílaba tônica “i” ou “u” precedida de ditongo são acentuadas. Exemplos: saúde, saída, baú, etc.



  • As palavras proparoxítonas que possuem a sílaba tônica “i” ou “u” precedida de hiato são acentuadas. Exemplos: balaústre, saída, saúde, etc.


Em resumo, todas as palavras proparoxítonas são acentuadas graficamente e devem seguir as regras de acentuação da língua portuguesa. É importante lembrar que a acentuação correta das palavras é essencial para a compreensão e clareza da escrita.

Exemplos Comuns de Proparoxítonas

As palavras proparoxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a antepenúltima. Essas palavras são acentuadas e possuem três ou mais sílabas. No português, a maioria das palavras proparoxítonas são de origem grega ou latina.

Palavras Proparoxítonas na Literatura

Na literatura, é comum encontrar palavras proparoxítonas em títulos de livros e em nomes de personagens. Por exemplo, em “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, temos a palavra “póstumas” como uma proparoxítona. Outro exemplo é o livro “O Alienista”, também de Machado de Assis, em que a palavra “alienista” é uma proparoxítona.

Palavras Proparoxítonas no Cotidiano

No cotidiano, as palavras proparoxítonas também são bastante comuns. Algumas delas são:

  • Árvore
  • Cômodo
  • Música
  • Público
  • Técnico
  • Último

Essas palavras são usadas frequentemente nas conversas do dia a dia e são importantes para a comunicação clara e eficaz. Além disso, é importante lembrar que as palavras proparoxítonas devem ser acentuadas corretamente para evitar erros de ortografia.

Proparoxítonas em Contextos Específicos

As palavras proparoxítonas são frequentemente encontradas em contextos técnicos e nomes próprios. Nesta seção, serão apresentados exemplos de palavras proparoxítonas em cada um desses contextos.

Termos Técnicos Proparoxítonas

Termos técnicos são frequentemente utilizados em áreas como medicina, engenharia e ciência. Muitos desses termos são proparoxítonas, o que pode torná-los mais difíceis de pronunciar e lembrar.

A tabela abaixo apresenta alguns exemplos de termos técnicos proparoxítonas:

Termo TécnicoPronúncia
Anestesiologiaa-nes-te-si-o-lo-gi-a
Eletromagnetismoe-le-tro-ma-gne-tis-mo
Farmacologiafar-ma-co-lo-gi-a
Hematologiahe-ma-to-lo-gi-a
Psicologiapsi-co-lo-gi-a

Proparoxítonas em Nomes Próprios

Nomes próprios, como nomes de lugares e de pessoas, também podem conter palavras proparoxítonas. Essas palavras geralmente são acentuadas de acordo com as regras da língua portuguesa.

A lista abaixo apresenta alguns exemplos de nomes próprios com palavras proparoxítonas:

  • África
  • Antártida
  • Arábica
  • Árabe
  • Atlântico
  • Diamante
  • Etiópia
  • Índico
  • Líbano
  • Pacífico

É importante lembrar que, ao utilizar palavras proparoxítonas em nomes próprios, é necessário acentuá-las corretamente, de acordo com as regras da língua portuguesa.

Curiosidades sobre Proparoxítonas

As palavras proparoxítonas são aquelas em que a antepenúltima sílaba é a sílaba tônica. Essas palavras são menos comuns na língua portuguesa em comparação com as paroxítonas e oxítonas.

Algumas curiosidades sobre as palavras proparoxítonas são:

  • Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas. Isso ocorre porque a sílaba tônica sempre está localizada antes da penúltima sílaba.
  • Nem todas as palavras com mais de três sílabas são proparoxítonas. Algumas palavras com mais de três sílabas podem ser paroxítonas ou oxítonas, dependendo da posição da sílaba tônica.
  • As palavras proparoxítonas são geralmente usadas em contextos mais formais, como textos acadêmicos e literários. No entanto, é importante conhecer essas palavras para melhorar a pronúncia e a escrita em português.

Para ajudar a identificar as palavras proparoxítonas, é possível utilizar algumas regras básicas, como:

  • Todas as palavras terminadas em “ão” são proparoxítonas, como “coração”, “nação” e “oração”.
  • Palavras com prefixos “anti”, “contra” e “extra” geralmente são proparoxítonas, como “antisséptico”, “contrarregra” e “extravagante”.
  • Palavras com sufixos “ico”, “ica”, “ide” e “ita” também são frequentemente proparoxítonas, como “política”, “crítica”, “decisão” e “pazinha”.

Exercícios de Fixação

Para fixar o conteúdo sobre palavras proparoxítonas, é importante praticar e exercitar. Abaixo, estão alguns exemplos de exercícios que podem ajudar na fixação do assunto.

Exercício 1

Classifique as palavras abaixo de acordo com a sílaba tônica.

PalavraClassificação
Câncerproparoxítona
Ônibusproparoxítona
Músicaproparoxítona
Álbumproparoxítona
Públicoproparoxítona
Índiceproparoxítona

Exercício 2

Indique a alternativa em que todas as palavras são proparoxítonas.

a) Câncer, Ônibus, Música.

b) Álbum, Público, Índice.

Resposta: Alternativa b.

Exercício 3

Assinale a alternativa cujas palavras sejam todas proparoxítonas.

a) Câncer, Ônibus, Música.

b) Álbum, Público, Índice.

Resposta: Alternativa a.

Exercício 4

Todas as palavras a seguir são proparoxítonas, exceto:

a) Álbum.

b) Índice.

c) Câncer.

d) Ônibus.

Resposta: Alternativa a.

Exercício 5

Analise as afirmações sobre as palavras proparoxítonas e marque a alternativa correta.

I. São as palavras cuja sílaba tônica é a última.
II. Todas as palavras oxítonas são proparoxítonas.
III. Todas as palavras paroxítonas são proparoxítonas.

a) Somente a afirmação I está correta.

b) Somente a afirmação II está correta.

c) Somente a afirmação III está correta.

d) Somente as afirmações I e II estão corretas.

e) Somente as afirmações I e III estão corretas.

Resposta: Alternativa a.

Jonas Sampaio

Redator deste site desde sua criação, me dedico a escrever artigos voltados para resolver problemas das pessoas em geral. Já tenho centenas de artigos publicados na internet e tenho amplo conhecimento sobre a líguna portuguesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.